terça-feira, 9 de setembro de 2014

Indicação de livros: Não-ficção #01

Quando eu comecei a ler Conversando com Mrs. Dalloway, da Celia Blue Johnson, eu fiquei bastante em dúvida se deveria fazer um post com meus comentários como faço com outros livros, mas optei por não fazer. Pode ser uma questão muito pessoal, mas eu, particularmente, não sei como fazer uma resenha de um livro que não é ficcional. O que eu avaliaria em um contexto destes? Posso analisar a história afinal? Quando a história é real ou produto de uma pesquisa só me sinto confortável para avaliar a riqueza da escrita da autora. Nesse sentido, a escrita da Celia me agradou bastante, mesmo o livro podendo enveredar pelo caminho da monotonia.

Celia Blue Johnson é mestre em Literatura Americana e Inglesa. Conversando com Mrs. Dalloway é resultado de toda esta dedicação acadêmica. No livro, Celia nos mostra uma pesquisa bem interessante a respeito da inspiração por trás de 50 clássicos, selecionados pela autora entre seus favoritos. Através do livro ficamos conhecendo o processo criativo de grandes autores e obras marcantes, como O Hobbit, A redoma de vidro, A revolução dos bichos, As crônicas de Nárnia, Cassino Royale, Sherlock Holmes, entre muitos outros títulos.

A leitura tem um ritmo mais lento, bem contrário ao ritmo de narrativa de ficção, mas apesar disso não foi enfadonha. Esse tipo de assunto me interessa muito e acredito que pode interessar a outras pessoas também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário