quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Vida corrida, leitura parada

Eu confesso que ouço muito falar em ressaca literária e me orgulhava de nunca ter tido uma (pelo menos não que eu me lembre), mas ultimamente tenho sofrido para dar continuidade às minhas leituras. Agora terminar um livro não é apenas um sinônimo de satisfação, mas de sofrimento também, porque vou ficando desanimada cada vez que não 'avanço' em uma leitura.

Me pergunto a razão de tal fenômeno em minha vida. Será que é a famosa ressaca literária ou só uma boa dose de falta de tempo mesmo? Talvez seja os dois. Ou talvez seja mais influência da segunda hipótese. Hoje em dia até as crianças possuem uma rotina puxada, comigo não é diferente. A vida tem se tornado mais cansativa, a rotina exige mais dedicação e eu não consegui me adaptar a tudo isso. Dentre todas as áreas da minha vida: esposa, profissional, dona de casa, leitora... Essa última é a mais sacrificada. Não consigo mais ler durante a semana, por causa das atribulações do trabalho e da vida doméstica, nem nos fins de semana, porque recrio minha própria versão da Escrava Isaura. "Lê lê, lê lê, lê lê lê lê lê lê. Vida de dona de casa é difícil, é difícil como o que"...

Enfim, passo tanto tempo lendo um mesmo livro, que acabo enjoando. Quero dedicar algumas horas do meu dia para a leitura e acabo lendo míseras 10 páginas, quando leio muito. Mesmo a obra sendo boa, não sinto vontade de continuar, porque ela se arrasta, arrasta e se arrasta, parecendo uma história sem fim. Agora me diz: Existe como ficar animada assim? Eu não consigo. Nem o blog consigo manter atualizado. Falta a inspiração (e disposição) para vir aqui escrever. Estou vivendo o ônus de alguns escritores famosos: Estou tendo bloqueios criativos (sem a parte da fama, do dinheiro e do reconhecimento, claro!).

Se você sobreviveu ao drama descrito acima e chegou até aqui, o que quero dizer é que sempre existirão motivos para abandonarmos as coisas prazerosas de nossas vidas, sejam elas escrever, ler, assistir filmes, passear, entre outras coisas, mas nós temos que nos agarrar a qualquer possibilidade de pôr um sorriso no rosto, de tirar o peso dos ombros, de simplesmente relaxar. Assim como eu, pode ser que você que está me lendo também esteja vivendo este momento de ressaca. Não estamos sós. O dia tem o mesmo número de horas para todo mundo, então acredite, não existe alguém que esteja com tempo sobrando. Isso sim é igualdade! Se cansou de alguma coisa que gosta de fazer, dê um tempo, vá buscar outro divertimento e depois volte, persevere. É assim com a vida, é assim com os livros. Eu continuarei aqui, 'correndo' para tirar minhas leituras do 'sedentarismo'.

Um beijo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário