quinta-feira, 24 de julho de 2014

Bonequinha de luxo (Truman Capote)

Título: Bonequinha de luxo
Autor: Truman Capote
Título original: Breakfast at Tiffany's
Tradução: Samuel Titan Jr
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2005
Páginas: 145






Bonequinha de luxo é uma daquelas obras maravilhosas que a gente pega para ler e nunca mais esquece. Que leitura agradável! Tudo no livro flui naturalmente. Esta, com certeza, vai ser eleita uma das minhas leituras favoritas de 2014.

Bonequinha de luxo é uma novela escrita em 1958 por Truman Capote, renomado escritor e jornalista. Temos no livro um narrador-personagem cujo nome nunca chegamos a conhecer. Sabemos apenas que em algum momento a protagonista vai denominá-lo de Fred em homenagem ao irmão dela. Fred, o narrador, é um escritor. Ele conta ao leitor como foi sua chegada a Nova York, sua vida no minúsculo apartamento que vivia, seus vizinhos e sua convivência com Holly. É através da narrativa de Fred que ficamos conhecendo mais a respeito da Srta. Holly Golightly, uma jovem de seus 18, 19 anos, que leva a vida como uma acompanhante e todos os dias, praticamente, quando volta de suas saídas noturnas, gosta de tomar café da manhã observando a vitrine da Tiffany (joalheria muito conceituada e super famosa). O livro traz outros personagens bem marcantes, como, por exemplo, um gato chamado gato, uma modelo gaga, um aristocrata gay que vive no armário, um diplomata brasileiro que vive em contato com Holly, entre outros.

Apesar da temática, este livro não tem nada de imoral no seu linguajar. Nada do que está escrito é construído para agredir ou criar rejeição. As palavras são apenas pincéis que delineiam criaturas não tão óbvias. Percebi uma grande delicadeza por trás da escrita do autor, que construiu uma narrativa focada nos relacionamentos de seus atores, na construção da personalidade desses personagens, que são bem reais, humanos demais, com suas virtudes e vícios, nem sempre em uma equação equilibrada. Truman Capote tem uma das escritas mais gostosas que já li. Foi uma delícia ler esse livro. Nossa, sem palavras!

Me chamou muita atenção o fato dele conseguir dar uma voz feminina tão verdadeira à protagonista. Enquanto lia, enxergava claramente uma mulher, esquecia que era um homem por trás daquelas palavras. Quando chegava a hora de ser o homem, a voz masculina do narrador também era ativa e marcante. Poucas vezes vi tanta sutileza em um autor. Ouso dizer que Capote pode vir a ser um dos meus autores preferidos. Ele já é, só espero a leitura de outras obras para bater o martelo.

Outra pessoa pode ler este livro e não perceber nada de significativo, mas eu percebi muitas nuances que envolveram. Temos como protagonista da história, uma jovem prostituta que naturalmente poderia me causar alguma rejeição. Apesar de parecer frívola e cabeça de vento, ela cativa o leitor aos pouquinhos e quando nos damos conta, estamos também caindo de amores pela Srta. Golightly. Ela tem um passado triste, bastante sofrível, que revela essa dor sutil na narrativa, mas que não pesa, não rouba a cor.

O título já se tornou emblemático, um ícone tal qual sua obra. Ele também se associou fortemente ao nome de Audrey Hepburn, atriz que viveu nas telas o papel de Holly, na adaptação de 1961. O filme foi o maior motivador para essa leitura. Sou fã incondicional da Audrey Hepburn. Para mim ela sempre será a mulher mais linda e elegante de todas, uma inspiração. Tenho uma coleção bem modesta dos clássicos que esta atriz maravilhosa atuou e dentre os filmes que tenho, bonequinha de luxo é um dos meus favoritos. Acho que a adaptação cinematográfica faz jus a obra literária, no geral, foi um filme bem adaptado. Alguns pontos são bem divergentes nas duas obras. O que chama bastante atenção é que no livro a Holly tem 19 anos e no filme deve ter uns 30. O filme foca o relacionamento amoroso entre Holly e Fred, que no livro não acontece. Em nenhum momento há um envolvimento amoroso entre os dois, os sentimentos entre eles nunca ficam claros. Apesar dessas mudanças, recomendo as duas obras, que se completam imensamente.

Esta minha edição traz além do romance principal mais 03 contos: Uma casa de flores, Um violão de diamante e Memória de Natal. São três contos bem escritos, mas particularmente não gostei muito do Uma casa de flores. Achei um conto nonsense demais, não consegui compreender o nexo da coisa... Enfim, foi viajado demais para mim. Os outros dois me agradaram, são bons, apesar de eu esperar por um texto que me fizesse derramar litros de lágrimas. Mas é só uma questão de perspectiva.




Esses foram meus breves comentários de mais uma obra bacana que eu super recomendo.

Beijos e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário