quinta-feira, 12 de junho de 2014

#AindaAssisto: A culpa é das estrelas (o filme)

Título: A culpa é das estrelas
Título original: The fault in our stars
Direção: Josh Boone
Roteiro: Scott Neustadter e Michael H. Weber
Ano: 2014
Duração: 125 minutos



Então, eu assisti a 'A culpa é nas estrelas', filme baseado no livro de mesmo nome, escrito por John Green. Aqui no blog tem post com meus comentários sobre o livro (para ler, clique aqui).

O filme causou tanta comoção quanto o livro. Foi a primeira vez que assisti um filme onde as pessoas choraram do início ao fim. Como não vou ser do contra, também chorei em alguns momentos, não em todos, mas posso dizer que minhas lágrimas valeram a pena.

O filme, apesar de alguns momentos mais leves e carregados de humor, tem uma carga dramática muito intensa. É triste não por "forçação de barra", mas porque não existe meios para conduzir esta história de outra forma. É apaixonante. Ao mesmo tempo em que te arranca suspiros, te faz prender o fôlego. 

Os protagonistas são vividos pela Shailene Woodley (Divergente, Os descendentes e A vida secreta de uma adolescente americana) que faz a Hazel Grace e Ansel Elgort (Carrie, Divergente) que faz o Augustus Waters. Vi muitas críticas ao trabalho da Shailene e, particularmente, achei bastante satisfatório. Ela me convenceu no papel da Grace, foi uma personagem digna e bem interpretada. Mas verdade seja dita, quem deu um show de interpretação mesmo foi o Ansel. Ele se garante como ator! Apesar de ser diferente fisicamente do Gus descrito no livro, ele conseguiu dar vida a essência do personagem. Foi marcante, delicado e envolvente. Tem uma cena muito específica, que acontece em um carro (quem assistiu entenderá) que me fez chorar e aplaudir com louvor toda a produção.

Eu gostei de tudo no filme. Achei que o cenário ajudou a construir a história, a criar um clima de intimidade entre o espectador e os personagens. O figurino conferiu veracidade e estimulou a criação da identidade. A trilha sonora arrematou o pacote e fez ficar ainda mais perfeito.

No geral, achei o filme muito bem adaptado. Ele foi fiel ao livro, apesar de algumas adaptações. Dessas adaptações cinematográficas que vi atualmente, com certeza essa foi a com melhor resultado.

Sei que vai existir muitos haters criticando ferrenhamente a obra, porque atualmente a internet é terra de insatisfação, é terreno para o ódio incontestável e ignóbil, onde muitas vezes se critica sem propósitos, só pela mera satisfação de causar polêmica. Respeito a opinião de quem não gostou, desde que venha acompanhada de argumentos, mas crítica alguma muda minha opinião: GOSTEI DEMAIS do filme. Ouso dizer que, até agora, foi o melhor filme que assisti em 2014. Super recomendo. Quem gostou do livro provavelmente irá gostar do filme. Quem não gostou, tem grandes chances de mudar de ideia.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário