terça-feira, 27 de maio de 2014

Minha TBR Jar

Oi tudo mundo! Como vocês estão?

Está rolando em alguns blogs literários nacionais e internacionais uma modinha e eu, como sou muito antenada (só que não), resolvi aderir. Falando sério agora, aderi ao TBR Jar (TBR significa "to be read", ou seja, para ser lido) não por modismos, mas por questões práticas.



A minha TBR Jar está mais para TBR Bowl, enfim... 

A sigla é auto-explicativa, consiste em separar todos os livros não lidos de sua estante e colocar seus respectivos nomes em uma vasilha para serem sorteados. O objetivo é que você sorteie suas leituras do potinho e contemple todos os livros que estão encalhados, ou porque você perdeu a vontade de ler, ou porque você fica confuso com todas as opções, entre outras coisas. 

Por isso aderi. Sempre gostei de ler o que me desse mais vontade, o que me trouxesse mais satisfação, então percebi que sempre vão ficando para trás alguns livros específicos, porque sempre opto por ler o que me parece mais agradável ou curto. Tenho evitado os livros excessivamente grossos, porque quero ler o máximo possível este ano e não conseguirei se for consumida por uma leitura muita densa e longa. No meio dos livros não lidos existem uma grande quantidade de títulos que se tornaram desinteressantes porque comprei a obra há tanto tempo que já nem lembro do enredo. Para evitar esses dilemas, resolvi contar com a sorte, literalmente.

No início, minha meta era transformar minha TBR em meu braço direito, aquele potinho mágico que iria resolver minha vida, mas depois que a preparei veio uma dose cavalar de decepção, um desapontamento quase tangível. Resolvi colocar na minha TBR não apenas os livros da minha estante, mas também os e-books. Preciso seguir com a leitura dos e-books tanto quanto dos físicos, porque fui baixando livros indiscriminadamente e percebi que não tenho vida suficiente para lê-los (fato!). Como já mencionei em outros posts aqui no blog, não tenho pudor na hora de baixar livros, vou baixando tudo que um dia possa me dar vontade de ler, mesmo que não seja do meu gosto literário. Isso, obviamente, é uma receita para o fracasso.

Tenho, então, uma vasilha com 286 títulos, sendo 199 de livros no kindle e 87 livros físicos. Se você levar em consideração que muitos desses livros são séries e que, para melhor compreensão, preciso lê-los em ordem, por isso coloquei apenas um título aqui para representá-los, esse número é muito maior do que 286. Sentiram o meu drama? É, também não consigo acreditar. Meu marido fez as contas, se eu ler 3 livros por mês (com muito sacrifício, acreditem!), em aproximadamente 10 anos terei contemplado todos os livros da minha TBR.

Conclusões:
- Não serei escrava da minha TBR. Quero que ela seja um auxílio e não uma forma auto-imposta de cobrança.
- Pretendo ler, pelo menos, todos os livros físicos até o fim do próximo ano. Sei que é difícil, por isso não vou me desesperar se não conseguir, porque sei que não irei conseguir.
- Como 99,9% dos meus e-books eu consegui gratuitamente, não vou sentir nenhum remorso se não conseguir ler todos. Tenho até o fim da vida para terminá-los.
Isso me leva a decisão seguinte: estão abolidos os livros gratuitos. A aquisição de livros digitais também será mediante pagamento. Se, comprando, eu já consigo acumular muitas leituras não iniciadas, imagina conseguindo gratuitamente várias opções? Se o bom senso não é moderador suficiente, o dinheiro (ou a falta dele) passará a ser.

Bem, foi isso!

Deixem aqui nos comentários se vocês também estão com peninha de mim. Rsrs. Brincadeira.

Até o próximo post.

Tchau, tchau.

2 comentários:

  1. Amanda, melhor forma de você fugir deste dilema, é comprar um só livro.
    Você lê e conclui o livro, em seguida você comprar outro, tanto livro físico, como kindle
    além de não ter problema com espaço.
    Caso não consiga você pode fazer doações, estou na fila. kkkkkkk
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas comprar um só livro é a tarefa mais difícil da face da terra! kkkkkkkkk
      Eu agora não estou comprando nada, fico me controlando o tempo inteiro, mas de vez em quando vem aquela vontade de despirocar o cabeção, entrar na livraria e fazer a farra.
      Bom saber que você está na fila de doações... Gente esperta é assim. E não esqueça, nessa fila eu também estou, viu? Ainda não desapeguei.
      Beijos

      Excluir