domingo, 22 de dezembro de 2013

TAG: 2013 não termina sem que eu tenha lido...

A Juliana Gervason do blog e canal O Batom de Clarice (www.obatomdeclarice.com) criou essa TAG e resolvi responder. Ou termino esse livro esse ano, ou termino.


Comecei a ler o livro O Pobre de Deus, do Nikos Kazantzakis, em setembro de 2013 e até hoje, infelizmente, não terminei. Não que a leitura seja ruim, pois não é, mas é que a vida muitas vezes tem seu próprio ritmo e acaba ditando como serão nossos dias. Por causa da correria do dia-a-dia e pelo excesso de atividades da faculdade, acabei me prolongando demais nessa leitura maravilhosa.

Mas, acreditem se quiser, esse não foi o livro que mais demorei a ler. Shame on me. O que mais demorei a ler foi "Harry Potter e o Cálice de Fogo" que comecei a ler no fim de 2009 e só terminei em 2011, graças a uma coisinha chamada faculdade de Direito. Eu sei, eu sei. Ainda me pergunto onde fui me meter e o que eu tenho na cabeça. Quem sabe até o fim do curso eu tenha uma resposta (se eu resistir até lá... Brincadeira).

Esse livro conta a história de São francisco de Assis, através dos olhos do Irmão Leão, desde de sua conversão até sua morte. Não sei como foi realizada a pesquisa desse livro, nem sei se ele é exatamente fiel a vida de São Francisco, porque a assisti o filme "Irmão Sol, Irmã Lua" e vi algumas diferenças nas histórias, mas isso é o de menos. O que importa é que o enredo em nada desmerece a grandiosidade desse santo.

É uma leitura agradável, leve e inspiradora. A linguagem tem alguns floreios, alegorias que a história pede, porque cada palavra clama para tocar o coração do leitor. E foi exatamente isso, me senti tocada. Coisa semelhante aconteceu quando li "Santa Teresinha - História de uma alma". É leitura para renovar, para transformar. Não pensem que são livros para exaltar a santidade pura e simplesmente, porque neles se enxergam também a fraqueza humana, as angústias, os erros, os medos, as penas... Mas para mostrar que apesar de uma natureza vacilante, todos podemos escolher o bem e ser melhores. Vale para todos como um aprendizado, como um estudo para reflexão, independente de religiões.

É livro para ler com coração grande, sem mente pequena.

Faltam aproximadamente umas 30 páginas para eu terminar. Acho que vou fazer isso agora. Virou questão de honra! Rs.  :)

Aquele abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário